PENSAMENTO CRIATIVO

Refª:  1-2014-Compt

(Lisboa)

 

Enquadramento:

Num mercado em constante transformação, vencer o desafio da inovação, é essencial. Quanto mais colaboradores usarem o pensamento criativo numa organização, maiores serão as probabilidades de criar ideias inovadoras.

A criatividade é uma competência e não apenas um talento inato. Todos podem tornar-se pensadores criativos com treino. É importante desenvolver uma cultura organizacional que incentiva a criatividade: que conduz os seus colaboradores a utilizar os seus conhecimentos e as suas competências em técnicas de conceção de ideias individualmente e em equipa, e que, recompensa a criatividade que origina a inovação.

As pessoas que estão na linha de frente, estão em melhor posição para identificar as oportunidades de melhorias e desenvolver soluções criativas, práticas e inovadoras, isto é, ideias com valor organizacional.

Em relação aos aspetos emocionais, a pessoa criativa é intuitiva, tem perceção aguçada e é sensível aos problemas, demonstra preferências pelo complexo e pelo assimétrico, é tolerante com as diferenças, possui intensos interesses simbólicos, aprecia o risco, é empreendedora e aventureira, manifesta maior abertura em relação às suas próprias emoções, possui auto-confiança, é dominante, firme, espontânea e confiante na interação social, recetiva em relação a novas ideias, autónoma, original e persistente.

 

Objetivos:

  • Ultrapassar as barreiras à criatividade;

  • Desenvolver competências criativas e inovadoras;

  • Usar o pensamento criativo a nível pessoal e profissional;

  • Distinguir e aplicar técnicas de criatividade na execução da sua função;

  • Aumentar a capacidade de resolução de situações e problemas;

  • Otimizar o tempo e resultados na sua função;

  • Desenvolver a inteligência emocional e melhorar os relacionamentos interpessoais.

 

Destinatários:

Todos os profissionais que no desenvolvimento da sua atividade pretendem desenvolver a Criatividade individual ou de equipa.

Duração: 14 horas

Horário: (9h30m-13h00m; 14h00-17h30m)

 

Programa:

  • Criatividade: definição do conceito.

  • Modelos Psicológicos: Preferências cerebrais; PNL e Pensamento lateral.

  • Atitude Criativa: Fases do Processo Criativo; Mitos; Barreiras à criatividade.

  • Estado de espírito positivo: Decidir ser criativo; Suspensão de julgamento; Importância do meio; Comunicação; Fontes de Criatividade.

  • Processo e prática da criatividade: Componentes da inteligência divergente; atividades diárias.

  • Técnicas de Criatividade: Brainstorming; Associação de Ideias; Seis chapéus de pensamento; Mapas mentais; SCAMCEA.

 

Formador:

Profissional com experiência comprovada ao nível da monitoria de ações de formação na área comportamental, nomeadamente na temática em questão.

 

Métodos utilizados:

Demonstrativo e ativo. As atividades terão como objetivo criar um ambiente favorável à criatividade e inovação, através do recurso à componente prática.

 

Investimento:

750,00€/dia + 23% IVA  independentemente do número de participantes até ao limite de 15 (* A inscrição inclui documentação e coffee-breaks)

REGRAS PARA AS INSCRIÇÕES NOS CURSOS:

 

Inscrições válidas:

 

As inscrições só serão consideradas válidas após a receção da respetiva ficha de inscrição completamente preenchida até 10 dias antes da data de realização da açao e deverá ser acompanhada do pagamento, o qual poderá ser efetuado por cheque ( à ordem de PRIME SEARCH, LDA) , ou por transferência bancária (Conta Banco Espírito Santo - NIB 0007.0023.00697100005.72). A presença de cada participante em cada ação de formação apenas é garantida quando a liquidação da inscrição se encontre regularizada.

 

 

Cancelamentos da participação:

 

Os cancelamentos terão de ser comunicados por escrito (carta ou email), até 10 dias  antes do início de cada ação de formação, não apresentando nesse caso qualquer encargo financeiro. Após esta data o pagamento é obrigatório, podendo, no entanto, o participante indicar um outro elemento para a desistência ocorrida.

 

Certificado do Curso:

 

No final do último dia de cada ação de formação, será entregue a todos os participantes um Certificado de Formação Profissional,  desde que o formando tenha estado presente em  pelo menos, 75% do número total de horas previstas para o curso em questão.

 

 

Alterações ao Programa:

 

PRIME CONSULTING reserva-se o direito de proceder a alterações de parte dos programas, datas e/ou de formadores sempre que tal se justifique e/ou por razões de força maior

 

 

 

 

Termos e política de privacidade

© 2018 by PRIME SYSTEMS RH, a division of Prime Search, member of Agilium Worldwide

Argentina, Australia, Austria, Brazil, Canada, Chile, China, Colombia, Denmark, Finland, France, Germany, Ghana, India, Italy, Mexico, Netherlands, Nigeria, New Zealand, Norway, Peru, Poland, Portugal, Russia, South Africa, Spain, Sweden, Turkey, United Kingdom, United States of America