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LIDERAR E MOTIVAR EQUIPAS

Refª:  5-2014-Compt

(Lisboa)

 

Enquadramento:

A liderança é uma das preocupações centrais da atualidade empresarial. Das condições do seu exercício depende, em grande medida, a eficácia e a eficiência das equipas e das organizações.

Através do despertar e desenvolvimento de competências de quem, nos dias de hoje, está em posição de liderança (como flexibilidade, capacidade para lidar com o inesperado e mostrar resiliência face aos desafios) criam-se condições para usar todo o potencial existente e facilitar a descoberta de soluções ganhadoras. É com este potencial e com estas soluções que se constrói a qualidade e se criam resultados exemplares.

 

Objetivo Geral:

  • Desenvolver competências de liderança, agilizando o alcance dos resultados pretendidos.

  • Gerir eficazmente a equipa de trabalho, tendo como catalizadores a liderança e a motivação.

 

Objetivos Específicos:

  • Favorecer e facilitar a gestão da mudança como fator positivo e integrante da organização, mobilizando todo o conhecimento e recursos disponíveis.

  • Analisar e otimizar o seu estilo de liderança, ajustando-o a cada um dos colaboradores.

  • Aplicar princípios para bem delegar, reconhecendo benefícios, superando obstáculos e maximizando resultados.

  • Contribuir para aumentar a eficácia da equipa através da gestão de conflitos e das emoções.

  • Caracterizar a confiança como competência chave para uma liderança bem sucedida.

  • Elaborar um plano de ação de desenvolvimento pessoal a aplicar no local de trabalho, distinguindo os seus pontos fortes e as competências a desenvolver para bem liderar uma equipa.

  • Empregar estratégias motivacionais conducentes à cooperação e ao envolvimento da equipa.

  • Utilizar ferramentas de liderança na gestão da equipa.

  • Identificar áreas fortes e potenciar talentos na equipa.

  • Aumentar o empowerment para melhor articular a gestão por objetivos com a facilitação de relações interpessoais e grupais

  • Comunicar assertivamente, conseguindo, em equipa, uma performance de excelência.

  • Inspirar a equipa e assumir uma postura positiva e de compromisso, dinamizando e tornando-se um exemplo.

 

Destinatários:

Todos os profissionais que pretendem desenvolver as suas competências de liderança de equipas, contribuindo deste modo para a construção de equipas de elevado desempenho.

Duração: 14 horas

Horário: (9h30m-13h00m; 14h00-17h30m)

Local: Lisboa

 

Programa:

     O papel do líder na organização

  • O líder como agente de mudança: desafiar ideias pré-concebidas, desenvolver o pensamento out of the box

  • Resiliência e capacidade para aceitar os desafios

  • Fortalecimento da auto-confiança e da auto-estima

  • Alinhamento da missão pessoal com a missão da organização

  • Desenvolvimento de uma cultura de teambuilding

  • Fomentar uma cultura de cooperação entre as várias equipas e departamentos da empresa

Estilos de liderança

  • Auto-análise: qual o meu estilo de liderança preferencial atual

  • Liderança situacional: que  estilo de liderança adotar face às diversas variáveis contingenciais

  • O que necessito para uma liderança forte

  • Como delegar eficazmente

Gerir e liderar equipas com eficácia

  • Competências, atitudes e comportamentos na equipa: planeamento, organização, coesão, cooperação e entre-ajuda

  • Como construir e desenvolver uma equipa e os seus membros

  • Modelo de performance de uma equipa: onde estamos

  • Na direcção de uma elevada performance: o que precisamos?

  • Motivação da equipa: reconhecer e identificar necessidades, clarificar expetativas, descobrir potencialidades e talentos do colaborador

  • Vantagens da equipa em relação aos indivíduos e importância do contributo de cada um para o trabalho em equipa

  • Promover o empowerment, a colaboração e a partilha de boas práticas – criar sinergias

  • Relacionamento entre departamentos – orientação para o cliente

  • Compromissos entre departamentos - importância da elaboração de planos de acção – preparar e pintar o futuro desejado em conjunto

Comunicar assertivamente

  • O poder da linguagem: linguagem reativa e linguagem proativa

  • Como informar e recolher informação

  • Como elogiar e criticar construtivamente os elementos da equipa

  • Influenciar e liderar o interlocutor

  • Manter uma comunicação eficaz em potenciais situações de conflito, criando sinergias e negociando um acordo ganhar/ ganhar

  • Como lidar com as resistências à mudança

Gestão emocional do líder no relacionamento com os outros

  • Interação das emoções com a razão

  • Lidar com as emoções: agir reconhecendo as vantagens das emoções

  • Aumento da eficácia da equipa

  • A confiança, competência chave de uma liderança bemsucedida

Elaboração de um plano dedesenvolvimento pessoal a aplicar no local de trabalho.

 

Formador:

Profissional com experiência comprovada ao nível da monitoria de ações de formação na área comportamental, nomeadamente na temática em questão.

 

Métodos utilizados:

  • Enquadramento teórico interativo dos diversos temas, com recurso sistemático à exemplificação prática.

 

  • Metodologia essencialmente experiencial e orientada para a ação, com o objetivo de facilitar a consolidação das aprendizagens e o conhecimento mais aprofundado do impacto das suas ações no outro. O predomínio desta metodologia permite um processo de aprendizagem ativo, no qual os participantes se envolvem intelectual, emocional e fisicamente.

  • Cada atividade experiencial é seguida de um período de reflexão e transferência para o contexto de trabalho dos participantes, oque ajuda a explorar aprendizagens, a clarificar e a conceptualizar a experiência vivida, a criar âncoras e a promover insights relevantes.

 

  • Através da vivência de situações-problema é favorecido o desenvolvimento de competências de liderança e de trabalho em equipa. Nestas situações os participantes vão receber feedback dos colegas e do formador, enriquecendo a sua aprendizagem com novas e diferentes perspetivas e promovendo uma cultura de feedback construtivo na equipa.

 

  • A consolidação de aprendizagens e a sua transferência para a realidade de trabalho de cada participante é potenciada pela elaboração de um plano de ação individual facilitador do desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências de liderança

 

Investimento:

750,00€/dia + 23% IVA  independentemente do número de participantes até ao limite de 15 (* A inscrição inclui documentação e coffee-breaks)

REGRAS PARA AS INSCRIÇÕES NOS CURSOS:

 

Inscrições válidas:

 

As inscrições só serão consideradas válidas após a receção da respetiva ficha de inscrição completamente preenchida até 10 dias antes da data de realização da açao e deverá ser acompanhada do pagamento, o qual poderá ser efetuado por cheque ( à ordem de PRIME SEARCH, LDA) , ou por transferência bancária (Conta Banco Espírito Santo - NIB 0007.0023.00697100005.72). A presença de cada participante em cada ação de formação apenas é garantida quando a liquidação da inscrição se encontre regularizada.

 

 

Cancelamentos da participação:

 

Os cancelamentos terão de ser comunicados por escrito (carta ou email), até 10 dias antes do início de cada ação de formação, não apresentando nesse caso qualquer encargo financeiro. Após esta data o pagamento é obrigatório, podendo, no entanto, o participante indicar um outro elemento para a desistência ocorrida.

 

Certificado do Curso:

 

No final do último dia de cada ação de formação, será entregue a todos os participantes um Certificado de Formação Profissional,  desde que o formando tenha estado presente em  pelo menos, 75% do número total de horas previstas para o curso em questão.

 

 

Alterações ao Programa:

 

PRIME CONSULTING reserva-se o direito de proceder a alterações de parte dos programas, datas e/ou de formadores sempre que tal se justifique e/ou por razões de força maior

 

 

 

 

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