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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Refª:  10-2014-Compt

(Lisboa)

 

Enquadramento:

Que fatores estão em jogo quando pessoas com um QI elevado falham onde outras com um QI mais modesto são bem sucedidas? A diferença reside frequentemente nas capacidades de inteligência emocional.

A inteligência emocional é a capacidade para reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros, gerir bem as emoções próprias e no relacionamento com os outros, compreender e usar sensatamente o vasto poder das nossas emoções.

O QE auxilia o QI quando é necessário resolver problemas ou tomar uma decisão-chave, rentabilizando o tempo. Quando as emoções são reconhecidas e orientadas construtivamente aumentam o desempenho intelectual.

 

“Para sobreviver, perdidos nas montanhas ou na neve, são fundamentais a boa preparação e levar consigo um bom equipamento. Mas, na hora da verdade, o que com frequência separa os vivos dos mortos não é o que levam na mochila, mas sim o que levam na mente.” Luis Rojas Marcos

 

Objetivo Geral:

  • Aplicar as diversas competências da inteligência emocional na liderança e participação nas equipas de trabalho.

  • Desenvolver a eficácia pessoal e da equipa através da gestão das emoções.

 

Objetivos Específicos:

  • Sentir e explorar a importância da inteligência emocional na evolução pessoal, das equipas e organizacional.

  • Caracterizar o perfil do líder emocionalmente inteligente.

  • Auto-analisar as várias dimensões da inteligência emocional.

  • Distinguir competências pessoais e sociais.

  • Aplicar as competências da inteligência emocional em situação de trabalho em equipa.

  • Diferenciar pensamentos realistas e não realistas.

  • Praticar técnicas para lidar com as emoções.

  • Utilizar a inteligência emocional para facilitar a gestão de conflitos.

  • Elaborar um plano de ação personalizado de modo a otimizar as competências da inteligência emocional, aumentar o bem-estar, a eficácia e a felicidade individual e da equipa. 

 

Destinatários:

Todos os profissionais que no desenvolvimento da sua actividade pretendem desenvolver a sua inteligência emocional, ampliando o auto-conhecimento, o auto-controlo, a auto-motivação, a empatia e facilitando o relacionamento interpessoal.

Duração: 14 horas

Horário: (9h30m-13h00m; 14h00-17h30m)

Local: Lisboa

 

Programa:

Organizações emocionalmente inteligentes

- Conceito de inteligência: o Q.I. e o Q.E.

- Importância da inteligência emocional na liderança e na evolução profissionaldas equipas

- O líder emocionalmente inteligente

 

As dimensões da inteligência emocional

- Auto-análise das dimensões da inteligência emocional

- Competências pessoais e sociais

- Como desenvolver as diferentes dimensões

 

Gestão emocional no relacionamento com os outros

    - Ideias-chave e ideias erradas a propósito das emoções

    - Pensamentos realistas e não realistas

- Interação das emoções com a razão

- Lidar com as emoções: aprender a agir reconhecendo as vantagens das emoções

- Gestão emocional e gestão de conflitos

- Neutralizar emoções desagradáveis

- Técnica do reenquadramento

- Análise de situações difíceis

- Aumento da eficácia da equipa

- Bem-estar no trabalho e felicidade da equipa

 

Plano de ação personalizado

- Otimizar as competências da inteligência emocional.

 

Formador:

Profissional com experiência comprovada ao nível da monitoria de ações de formação na área comportamental, nomeadamente na temática em questão.

 

Métodos utilizados:

  • Enquadramento teórico interativo dos diversos temas, com recurso sistemático à exemplificação prática.

 

  • Metodologia essencialmente experiencial e orientada para a ação, com o objetivo de facilitar a consolidação das aprendizagens e o conhecimento mais aprofundado do impacto das suas ações no outro. O predomínio desta metodologia permite um processo de aprendizagem ativo, no qual os participantes se envolvem intelectual, emocional e fisicamente.

 

  • Cada atividade experiencial é seguida de um período de reflexão e transferência para o contexto de trabalho dos participantes, oque ajuda a explorar aprendizagens, a clarificar e a conceptualizar a experiência vivida, a criar âncoras e a promover insights relevantes. 

 

  • A consolidação de aprendizagens e a sua transferência para a realidade de trabalho de cada participante é potenciada pela elaboração de um plano de ação individual facilitador do desenvolvimento das competências da inteligência emocional, do aumentar do bem-estar da eficácia e da felicidade individual e da equipa.

 

Investimento:

750,00€/dia + 23% IVA  independentemente do número de participantes até ao limite de 15 (* A inscrição inclui documentação e coffee-breaks)

REGRAS PARA AS INSCRIÇÕES NOS CURSOS:

 

Inscrições válidas:

 

As inscrições só serão consideradas válidas após a receção da respetiva ficha de inscrição completamente preenchida até 10 dias antes da data de realização da açao e deverá ser acompanhada do pagamento, o qual poderá ser efetuado por cheque ( à ordem de PRIME SEARCH, LDA) , ou por transferência bancária (Conta Banco Espírito Santo - NIB 0007.0023.00697100005.72). A presença de cada participante em cada ação de formação apenas é garantida quando a liquidação da inscrição se encontre regularizada.s

 

 

Cancelamentos da participação:

 

Os cancelamentos terão de ser comunicados por escrito (carta ou email), até 10 dias antes do início de cada ação de formação, não apresentando nesse caso qualquer encargo financeiro. Após esta data o pagamento é obrigatório, podendo, no entanto, o participante indicar um outro elemento para a desistência ocorrida.

 

Certificado do Curso:

 

No final do último dia de cada ação de formação, será entregue a todos os participantes um Certificado de Formação Profissional,  desde que o formando tenha estado presente em  pelo menos, 75% do número total de horas previstas para o curso em questão.

 

 

Alterações ao Programa:

 

PRIME CONSULTING reserva-se o direito de proceder a alterações de parte dos programas, datas e/ou de formadores sempre que tal se justifique e/ou por razões de força maior

 

 

 

 

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