GESTÃO DE DESEMPENHO

Refª:  2-2014-GRH

(Lisboa)

 

Enquadramento:

Um sistema de gestão de desempenho adequado contribui para a melhoria da produtividade, para o desenvolvimento dos recursos humanos e para o sucesso da organização.

No entanto, pode ser também um dos processos mais críticos que a organização enfrenta. Isto porque cada avaliador tem a sua própria forma de avaliar, baseada em muitos fatores, por vezes inconscientes. Esses fatores podem dar azo a uma avaliação subjetiva.

Na implementação de um sistema de gestão de desempenho importa ter em conta que “avaliar não é julgar, é ajudar o outro a  melhorar.”

Através da participação neste programa é possível adquirir uma maior consciência dos fatores críticos de sucesso de todo o processo de avaliação e aprender a superá-los,  avaliando com eficácia.

 

Objetivos Gerais:

  • Saber utilizar ferramentas de gestão de desempenho

  • Adquirir e desenvolver competências para preparar e realizar reuniões de feedback e desenvolvimento eficazes, na perspetiva de avaliador e de avaliado.

 

Objetivos Específicos:

 

  • Caraterizar e dominar os princípios do sistema de gestão de desempenho

  • Definir objetivos prioritários coerentes com a visão e a estratégia organizacional

  • Realçar os fatores chave de sucesso da avaliação de desempenho

  • Ultrapassar dificuldades sentidas no processo de avaliação

  • Distinguir as principais causas de subjetividade da avaliação

  • Analisar e otimizar o processo de comunicação interno

  • Ampliar o nível de escuta ativa, criando um ambiente propício

  • Identificar comportamentos dificultadores por parte do avaliado

  • Criticar e responder a críticas, gerir objeções, divergências e conflitos de modo assertivo

  • Ordenar os passos essenciais à condução de uma reunião de feedback e desenvolvimento

  • Preparar uma reunião de avaliação de desempenho

  • Conduzir/liderar o processo, tendo em vista estimular o desenvolvimento do  colaborador e ajudando a construir um plano de desenvolvimento pessoal adaptado

  • Elaborar um plano de ação individual de modo a otimizar as competências pessoaisde gestão do desempenho

 

Destinatários:

Todos os profissionais que pretendam desenvolver competências no âmbito da avaliação de desempenho, como avaliadores e/ou avaliados.

Duração: 14 horas

Horário: (9h30m-13h00m; 14h00-17h30m)

Local: Lisboa

 

Programa:

  • Sistema de Gestão de Desempenho

- O que é e para que serve um sistema de gestão de desempenho

- Objetivos da gestão de desempenho

- Modelo de competências, objetivos da avaliação de competências

 

  • Definição de objetivos coerentes e alinhados com os valores da organização

- Objetivos quantitativos e qualitativos

- Critérios SMART

- A chefia direta e o seu papel orientador: como sugerir objetivos

- Valores organizacionais

- Comportamentos e práticas alinhadas com os objetivos da organização

 

  • Fatores chave de sucesso na gestão/avaliação de desempenho

-Obstáculos e como os ultrapassar

- Causas de subjetividade da avaliação

- Clarificação do processo de avaliação

 

  • Comunicação interpessoal

- Auto-análise

- Criação de um ambiente de escuta ativa

- Comportamentos do avaliado que podem causar dificuldades se não forem geridos de modo apropriado pelo avaliador

- Fazer críticas e responder a críticas assertivamente

- Perguntar para concretizar

- Assertividade na gestão de objeções, divergências e  conflitos

 

  • Reunião de feedback e desenvolvimento

- Preparação da reunião por parte do avaliador e do avaliado

- Importância da recolha de evidências

- O avaliador/líder da reunião

- Os cinco passos chave da reunião

- Regras de ouro na condução da reunião

- Contacto positivo

- Importância da auto-avaliação

-  Comunicação dos resultados

- Expetativas de futuro

- Plano de desenvolvimento pessoal: comprometer para garantir o desenvolvimento de cada um dos colaboradores

- Assumir um compromisso de melhoria e desenvolvimento individual

- Acompanhamento

- Treino na condução e participação em reuniões de avaliação de desempenho

 

  • Plano de ação individual

- Otimizar as competências de gestão do desempenho

 

Formador:

Profissional com experiência comprovada ao nível da monitoria de ações de formação na área comportamental, nomeadamente na temática em questão.

 

 

Métodos utilizados:

  • Enquadramento teórico interativo dos diversos temas, com recurso sistemático à exemplificação prática.

 

  • Metodologia essencialmente experiencial e orientada para a ação, com o objetivo de facilitar a consolidação das aprendizagens e o conhecimento mais aprofundado do impacto das suas ações no outro. O predomínio desta metodologia permite um processo de aprendizagem ativo, no qual os participantes se envolvem intelectual, emocional e fisicamente.

 

  • Cada atividade experiencial é seguida de um período de reflexão e transferência para o contexto de trabalho dos participantes, o que ajuda a explorar aprendizagens, a clarificar e a conceptualizar a experiência vivida, a criar âncoras e a promover insights relevantes.

 

  •      A consolidação de aprendizagens e a sua transferência para a realidade de trabalho      de cada participante é potenciada pela elaboração de um plano de ação individual.

 

Investimento:

750,00€/dia + 23% IVA  independentemente do número de participantes até ao limite de 15 (* A inscrição inclui documentação e coffee-breaks)

REGRAS PARA AS INSCRIÇÕES NOS CURSOS:

 

Inscrições válidas:

 

As inscrições só serão consideradas válidas após a receção da respetiva ficha de inscrição completamente preenchida até 10 dias antes da data de realização da açao e deverá ser acompanhada do pagamento, o qual poderá ser efetuado por cheque ( à ordem de PRIME SEARCH, LDA) , ou por transferência bancária (Conta Banco Espírito Santo - NIB 0007.0023.00697100005.72). A presença de cada participante em cada ação de formação apenas é garantida quando a liquidação da inscrição se encontre regularizada antes da data do evento.

 

 

Cancelamentos da participação:

 

Os cancelamentos terão de ser comunicados por escrito (carta ou email), até 10 dias úteis antes do início de cada ação de formação, não apresentando nesse caso qualquer encargo financeiro. Após esta data o pagamento é obrigatório, podendo, no entanto, o participante indicar um outro elemento para a desistência ocorrida.

 

Certificado do Curso:

 

No final do último dia de cada ação de formação, será entregue a todos os participantes um Certificado de Formação Profissional,  desde que o formando tenha estado presente em  pelo menos, 75% do número total de horas previstas para o curso em questão.

 

 

Alterações ao Programa:

 

PRIME reserva-se o direito de proceder a alterações de parte dos programas, datas e/ou de formadores sempre que tal se justifique e/ou por razões de força maior

 

Termos e política de privacidade

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