Estudo de Clima Organizacional
Sabe qual o grau de satisfação dos seus Colaboradores?
Deseja identificar eventuais problemas no seio da sua Empresa?
Pretende encorajar relações mais positivas entre os Colaboradores e melhorar o ambiente interno?
A Escala de Clima e Satisfação Organizacional que utilizamos, abarca uma grande variedade de aspetos que podem afetar os Colaboradores em qualquer Organização. Com esta ferramenta é possível ter uma perspetiva da realidade existente na Organização em causa, onde inúmeras forças influenciam a produtividade .
A ESCO abrange quatro dimensões de estudo:
• Características do Trabalho
• Características da Organização
• Atitudes
• Bem-Estar
Os nossos Estudos do Clima Organizacional avaliam as perceções, atitudes, opiniões e sentimentos dos Colaboradores acerca dos diferentes aspectos da Organização e do seu ambiente de trabalho.
A informação recolhida permite a obtenção de conhecimento essencial para uma gestão com impato direto nos resultados e encoraja o desenvolvimento de relações mais positivas entre os Colaboradores.
Pelo conhecimento da opinião dos Colaboradores, as Organizações podem realmente aumentar a sua produtividade e a motivação das pessoas, resultando num decréscimo da rotatividade e num desempenho de elevada performance.
Quando os Colaboradores sentem que a gestão valoriza a sua opinião, tendem a sentir-se mais positivos em relação à Empresa e ao seu trabalho. Adicionalmente, as Organizações podem usar os dados recolhidos para identificar oportunidades de reduçao de custos, fortalecer deficiências de gestão identificadas e criar um ambiente mais produtivo.
A tecnologia subjacente à aplicação dos questionários é baseada numa plataforma on-line à qual os Participantes, acedem, anonimamente para responder ao questionário.
Exemplo de um Output relativamente ao estudo de Clima Organizacional, "Caraterísticas do Trabalho":
Estudo de Cultura Organizacional
A sua Organização está a viver um período de Fusão ou Reestruturação e existem indícios de diversas Sub - Culturas internas?
Gostaria de saber quais as dimensões mais relevantes da sua Organização?
O nosso Estudo de Cultura Organizacional, identifica quais as dimensões preponderantes da Organização permitindo atuar naquelas onde houver maior necessidade e avalia o grau de ligação dos Colaboradores à Cultura e Valores da Organização.
Conhecer a cultura de uma Organização consiste em conhecer aquilo que ela valoriza, constituindo esses valores guias orientadores das suas práticas e atuações.
Ao reunirmos os perfis “desenhados” pelos Colaboradores, obtemos o perfil partilhado, isto é, a Cultura Organizacional. Segundo a nossa metodologia, os Valores Organizacionais agrupam-se em quatro quadrantes que correspodem a determinados perfis padrão de Cultura Organizacional.
Com este instrumento é possível a Empresa ficar a conhecer:
1) A cultura desejada pelo Top Management
2) A cultura real da Organização
3) O grau de coerência dos valores da cultura Organizacional
Este diagnóstico permitirá, posteriormente o desenvolvimento de intervenções, que possibilitarão aproximar a cultura real da desejada, assim como afinar o grau de coerência entre os valores da Organização.
Por outro lado, a informação recolhida permitirá constituir um padrão de referência,
em relação ao qual se pode avaliar a evolução da cultura organizacional.
A tecnologia subjacente à aplicação dos questionários é baseada numa plataforma on-line à qual os Participantes acedem, anonimamente, para responder ao questionário