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CONDUÇÃO DE REUNIÕES

Refª:  11-2014-Compt

(Lisboa)

 

Enquadramento:

A condução de reuniões é uma boa prática na vida organizacional tanto no âmbito interno, como externo, por exemplo aquando do contato com Clientes, Fornecedores ou outros Interlocutores. Esta boa prática tem como base o planeamento, o trabalho de equipa, a liderança e a comunicação. O fortalecimento destes alicerces permitirá implementar reuniões cada vez mais vivas, eficazes e produtivas.

 

Objetivo Geral:

  • Desenvolver aptidões de organização, liderança e animação de reuniões de equipas de trabalho.

 

Objetivos Específicos:

  • Situar a importância das reuniões na vida das organizações.

  • Organizar uma reunião a partir da definição de objetivos.

  • Aplicar diferentes meios e instrumentos para alcançar os objetivos da reunião.

  • Identificar o modo de funcionamento de uma equipa para melhor facilitar a sua dinâmica e evolução no decurso da reunião.

  • Utilizar comportamentos adequados à consecução dos objetivos da reunião

  • Promover uma comunicação eficaz em contexto de reunião.

  • Distinguir objetivos e tipos de reuniões de trabalho.

  • Adaptar os tipos de reuniões e os métodos de animação à situação.

  • Treinar competências de liderança e participação eficaz em reuniões.

  • Conceber propostas de melhoria das reuniões da sua equipa de trabalho.

  • Assumir o compromisso de colocar em prática um sistema de reuniões adequado, tendo como ponto de partida a identificação das condições de êxito.

 

Destinatários:

Todos os profissionais que no desenvolvimento da sua atividade conduzem e/ou participam em reuniões

Duração: 14 horas

Horário: (9h30m-13h00m; 14h00-17h30m)

Local: Lisboa

 

Programa:

A Reunião: instrumento fundamental de gestão

            - O lugar das reuniões na vida da organização

            - O papel das reuniões na sua estratégia de gestão: auto-análise

            - Fatores condicionantes da orientação de uma reunião

 

Organização de uma reunião

            - Preparação de uma reunião

            - A importância da definição de objetivos

            - A gestão do tempo da reunião

 

 Meios e instrumentos para atingir os objetivos de uma reunião

-  Etapas-chave de uma reunião

            - Instrumentos de avaliação de uma reunião

            - Procedimentos posteriores à reunião

 

Liderança de uma reunião

            - O perfil do líder/condutor da reunião

            - Estruturação da equipa e repartição de papéis

            - Liderança facilitadora da participação e reguladora do processo

-  Aproveitamento do potencial dos participantes na reunião

-  Métodos de promoção da criatividade

-  Liderança situacional e tomada de decisão

 

Comunicação eficaz em contexto de reunião

            - Reuniões de comunicação unilateral e bilateral

            - Barreiras à comunicação, divergências e conflitos

- A importância da escuta ativa e da linguagem não verbal como fatores potenciadores de uma comunicação positiva no desenrolar de uma reunião

 

 Tipos de reuniões e métodos de animação

            - Análise e adaptação ao público-alvo

- Adequação da reunião ao número de participantes, ao tempo destinado e aos objetivos previamente definidos

            - Condições de realização de uma reunião com êxito

- Plano de ação individual: conceção de propostas de melhoria das reuniões de trabalho

 

Formador:

Profissional com experiência comprovada ao nível da monitoria de ações de formação na área comportamental, nomeadamente na temática em questão.

 

Métodos utilizados:

  • Enquadramento teórico interativo dos diversos temas, com recurso sistemático à exemplificação prática. 

  • Metodologia essencialmente experiencial e orientada para a ação, com o objetivo de facilitar a consolidação das aprendizagens e o conhecimento mais aprofundado do impacto das suas ações no outro. O predomínio desta metodologia permite um processo de aprendizagem ativo, no qual os participantes se envolvem intelectual, emocional e fisicamente.

  • Cada atividade experiencial é seguida de um período de reflexão e transferência para o contexto de trabalho dos participantes, oque ajuda a explorar aprendizagens, a clarificar e a conceptualizar a experiência vivida, acriar âncoras e a promover insights relevantes.

  • A consolidação de aprendizagens e a sua transferência para a realidade de trabalho de cada participante é potenciada pela elaboração de um plano de ação individual.

 

Investimento:

750,00€/dia + 23% IVA  independentemente do número de participantes até ao limite de 15 (* A inscrição inclui documentação e coffee-breaks)

REGRAS PARA AS INSCRIÇÕES NOS CURSOS:

 

Inscrições válidas:

 

As inscrições só serão consideradas válidas após a receção da respetiva ficha de inscrição completamente preenchida até 10 dias antes da data de realização da açao e deverá ser acompanhada do pagamento, o qual poderá ser efetuado por cheque ( à ordem de PRIME SEARCH, LDA) , ou por transferência bancária (Conta Banco Espírito Santo - NIB 0007.0023.00697100005.72). A presença de cada participante em cada ação de formação apenas é garantida quando a liquidação da inscrição se encontre regularizada.

 

 

Cancelamentos da participação:

 

Os cancelamentos terão de ser comunicados por escrito (carta ou email), até 10 dias antes do início de cada ação de formação, não apresentando nesse caso qualquer encargo financeiro. Após esta data o pagamento é obrigatório, podendo, no entanto, o participante indicar um outro elemento para a desistência ocorrida.

 

Certificado do Curso:

 

No final do último dia de cada ação de formação, será entregue a todos os participantes um Certificado de Formação Profissional,  desde que o formando tenha estado presente em  pelo menos, 75% do número total de horas previstas para o curso em questão.

 

 

Alterações ao Programa:

 

PRIME CONSULTING reserva-se o direito de proceder a alterações de parte dos programas, datas e/ou de formadores sempre que tal se justifique e/ou por razões de força maior

 

 

 

 

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