COACHING EXECUTIVO/AVANÇADO
Refª: 9-2014-Compt
(Lisboa)
Enquadramento:
O coaching consiste no estabelecimento de uma relação de parceria em que, através de um processo que apela à reflexão, à introspeção e à criatividade, se inspiram os clientes a maximizarem o seu potencial pessoal e profissional. Visa a obtenção de resultados significativos, importantes e extraordinários para o cliente/coachee.
Através da participação neste programa é possível adquirir:
- uma ampla visão das enormes possibilidades de desenvolvimento de capital humano nas organizações;
- uma maior preparação para ajudar o outro a realizar os seus sonhos, a aliviar “fardos” bloqueadores e a implementar as mudanças desejadas.
“Atreve-te a realizar os teus sonhos quaisquer que sejam. A audácia contém o génio, o poder e a magia no seu interior” Goeth
“Ninguém pode achar que falhou a sua missão neste mundo se aliviar o fardo de alguém”Charles Dickens
Objetivo Geral:
-
Aprofundar e treinar um conjunto de atitudes e comportamentos potenciadores do desenvolvimento e do reforço de competências de coaching.
Objetivos Específicos:
-
Refletir e caracterizar o conceito de coaching executivo
-
Assumir o papel de coach soprador e energizador de brasas
-
Identificar crenças limitadoras e bloqueadoras, fatos/opiniões e distinções
-
Facilitar a mudança de observador e a aprendizagem transformacional no processo de coaching
-
Verificar a importância da ética no coaching
-
Elaborar um plano de ação individual, como guia no desenvolvimento contínuo para além da formação e como veículo para deixar uma marca pessoal, símbolo da mudança positiva.
-
Aplicar diversas ferramentas de coaching
-
Utilizar perguntas poderosas adotando uma postura egoless
-
Vivenciar situações de coaching, assumindo os papéis de coach/coachee
-
Explorar as competências do líder/coach
-
Analisar e opinar sobre o processo de coaching interno
-
Discriminar as fases de um processo de coaching
-
Preparar uma sessão de coaching
-
Definir claramente e explorar os objetivos de coaching
-
Avaliar uma sessão de coaching
Destinatários:
O programa destina-se a pessoas que pretendem aprofundar a sua formação em coaching, tendo em vista desempenhar a função de coach, melhorar as relações interpessoais com a equipa ou desenvolver o papel de lider-coach.
Duração: 21 horas
Horário: (9h30m-13h00m; 14h00-17h30m)
Local: Lisboa
Programa:
Coaching executivo
- Reflexões e aplicações
O coach soprador e energizadorde brasas a favor da finalidade
- Presença transformadora
- Modelos mentais em coaching: crenças limitadoras e bloqueadoras, factos e opiniões/juízos, conceito de distinção
- Como se pode mudar uma crença
- O que faz a diferença para o coachee
- Envolvimento, responsabilização e proatividade
- Mudança de observador e aprendizagem transformacional
- O "baú" do coach
- Entrar na relação como um espelho
- Despertar o melhor de cada pessoa e ajudá-la a ver a sua própria riqueza
Ética no coaching
- Questões e armadilhas no processo de coaching
- Confidencialidade e confiança
- A importância do contrato de coaching para uma boa aliança de trabalho coach-coachee
- Standards de conduta ética da ICF (International Coach Federation)
- Estabelecimento de um compromisso: transformação de uma promessa em realidade
- Os limites do coaching
- Casos práticos sobre ética no coaching
Coachinginterno
- Vantagens e dificuldades
- Importância da definição de regras no processo de coaching interno
Liderar através do coaching
- O papel do líder-coach
- Competências para comunicar e influenciar, gerir diferentes objetivos e flexibilizar estilos de modo a fomentar relações positivas
- A visão em coaching: método Merlin, olhar desde o futuro
Estruturação do processo e das sessões de coaching
- Fases de um processo de coaching
- Preparação de um processo de coaching
- Criação do contexto
- Definição de resultados de coaching
- Desenho da situação ideal
- Feedback interno como parte do processo de crescimento
- Plano de ação
- Avaliação de um processo de coaching
Ferramentas de coaching
- As ações que adotamos e a sua relação com as nossas crenças
- Pensamentos e conversas limitadoras do desenvolvimento
- Compreender o modelo de pensamento do outro
- Da conversa à ação
- A arte de fazer perguntas poderosas e a atitude "egoless" do coach
- Diversas ferramentas potenciadoras do processo de coaching
Práticas de coaching
- Vivência de situações de coaching, assumindo os papéis de coach/coachee
Plano de ação individual
- Marca pessoal e guia no desenvolvimento contínuo
Formador:
Profissional com experiência comprovada como coach e formador na área comportamental, nomeadamente na temática em questão.
Métodos utilizados:
-
Enquadramento teórico interativo dos diversos temas, com recurso sistemático à exemplificação prática.
-
Metodologia essencialmente experiencial e orientada para a ação, com o objetivo de facilitar a consolidação das aprendizagens e o conhecimento mais aprofundado do impacto das suas ações no outro. O predomínio desta metodologia permite um processo de aprendizagem ativo, no qual os participantes se envolvem intelectual, emocional e fisicamente.
-
Cada atividade experiencial é seguida de um período de reflexão e transferência para o contexto de trabalho dos participantes, o que ajuda a explorar aprendizagens, a clarificar e a conceptualizar a experiência vivida, a criar âncoras e a promover insights relevantes.
-
Através da vivência de situações-problema é favorecido o desenvolvimento de competências para a prática do coaching. Nestas situações os participantes vão receber feedback dos colegas e do formador, enriquecendo a sua aprendizagem com novas e diferentes perspetivas e promovendo uma cultura de feedback construtivo na equipa.
-
A consolidação de aprendizagens e a sua transferência para a realidade de trabalho de cada participante é ainda potenciada pela elaboração de um plano de ação individual.
Investimento:
750,00€/dia + 23% IVA independentemente do número de participantes até ao limite de 15 (* A inscrição inclui documentação e coffee-breaks)
REGRAS PARA AS INSCRIÇÕES NOS CURSOS:
Inscrições válidas:
As inscrições só serão consideradas válidas após a receção da respetiva ficha de inscrição completamente preenchida até 10 dias antes da data de realização da açao e deverá ser acompanhada do pagamento, o qual poderá ser efetuado por cheque ( à ordem de PRIME SEARCH, LDA) , ou por transferência bancária (Conta Banco Espírito Santo - NIB 0007.0023.00697100005.72). A presença de cada participante em cada ação de formação apenas é garantida quando a liquidação da inscrição se encontre regularizada.
Cancelamentos da participação:
Os cancelamentos terão de ser comunicados por escrito (carta ou email), até 10 dias antes do início de cada ação de formação, não apresentando nesse caso qualquer encargo financeiro. Após esta data o pagamento é obrigatório, podendo, no entanto, o participante indicar um outro elemento para a desistência ocorrida.
Certificado do Curso:
No final do último dia de cada ação de formação, será entregue a todos os participantes um Certificado de Formação Profissional, desde que o formando tenha estado presente em pelo menos, 75% do número total de horas previstas para o curso em questão.
Alterações ao Programa:
A PRIME CONSULTING reserva-se o direito de proceder a alterações de parte dos programas, datas e/ou de formadores sempre que tal se justifique e/ou por razões de força maior